domingo, agosto 29

Supertaça Europeia

Com um atraso, é certo, mas não podia deixar de comentar a Supertaça Europeia, onde o FC Porto foi derrotado pelo Valência.

As coisas não correram, definitivamente, bem... Depois de uma vitória tremida sobre o Benfica que ainda conseguiu disfarçar muita coisa, no jogo com o campeão espanhol as fragilidades que o FC Porto ainda denota ficaram bem patentes.

A equipa entrou apática no jogo, sem conseguir estabilizar a posse de bola, sem estruturar jogadas os dragões jogaram um futebol bastante confuso.
Com algumas pedras importantes claramente fora de forma (Maniche é um exemplo, Hugo Leal também anda perdido na equipa), nunca foi possível aos dragões assumirem o controle do jogo. ser a equipa mandona e a pressionar alto que foram no passado.

Um outro erro talvez tenha sido a forma como Fernandez estruturou tacticamente a equipa. Os quatro jogadores de meio campo nunca se entenderam muito bem e na frente POstiga continua ainda longe do que nos habituou no FC Porto.
Também a preterição de Quaresma tenha sido outro dos erros, visto que o jogador se encontra em boa forma e seria fundamental para abrir o ataque portista.

O FC Porto cometeu muitos erros, o que é fatal a este nível, tendo o Valência aproveitado muito bem as distrações (ou falta de coordenação) da defesa azul para facturar dois golos em alturas chave do encontro.
Também no ataque as coisas estiveram longe de correrem bem... Os dragões criaram poucas oportunidades, remataram pouco e pior ainda não aproveitaram (as raras) ocasiões para marcar (que dizer do cabeceamento de Maniche mesmo em frente ao guardião espanhol?).

Por fim, também no banco a atitude não foi a melhor. Fernandez demorou muito tempo a reagir, demorou muito a meter Quaresma.
Não se percebe ainda como, a perder por 2-1 e a bombear bolara para a área não coloca em campo mais um homem avançado, optando por fazer apenas duas substituições.

Há ainda muito a melhorar...
Com o adiamento da primeira jornada e a paragem para os compromissos das Selecções, espera-se para a abertura da Superliga um FC Porto melhor, mais entrosado e a praticar melhor futebol.

_________________________________
Filipe Queirós @ 09:23